- Faça um diário: e anote tudo o que come, como se sentiu após cada refeição, quantos quilos já eliminou, como foi o treino…
- Pense nos erros cometidos nas dietas do passado: e use como lições para recomeçar. Faça de cada dia um novo dia e uma nova oportunidade.
- Lembre-se que emagrecer requer tempo: afinal você demorou meses e, às vezes, até anos para engordar, portanto seja paciente.
- Ao se sentir desmotivado, pergunte a si mesmo: De zero a dez, quanto emagrecer, é importante? E por que quer isso? Imagine como vai se sentir ao atingir sua meta.
- Escorregar nas primeiras semanas da dieta é normal, afinal para se adaptar a nova rotina é preciso tempo. O importante é não tornar isso algo frequente. Se todos os dias sair da dieta e extrapolar as calorias consumidas, dificilmente terá os resultado. Exagerou? Retome a dieta na refeição seguinte e se esforce para não acontecer novamente!
- Quando a vontade de comer aquele doce ou atacar a geladeira não sair da cabeça, mude o foco! Vai fazer alguma coisa, arrume a casa ou pratique exercícios… dessa forma você ocupa a mente. Lembre-se que os alimentos podem trazer prazer e alívio momentâneo, mas não são a solução.
- Seja realista e respeite seu corpo! Planejar o impossível aumenta as chances de frustrações.
- Seguir firme na dieta pode ser mais fácil e divertido se estiver acompanhado